A melhor forma de fazer a barba

segunda-feira, julho 08, 2013 Rica Matsu 0 Comentarios


Fazer a barba é talvez o ritual masculino mais atualizado de toda a história da humanidade. Começou como ato de higiene pessoal, tornou-se acessório de moda. Hoje faz estilo e cria tendências. Já foi símbolo de virilidade e respeito. Coroou personagens clássicos do cinema. Usaram até para puxar caminhões em testes de força. Não é mais unanimidade entre as mulheres que homem de cara limpa fica mais jovem. E quando o assunto é fazer barba, os métodos para se livrar dos indesejáveis pelos no rosto são poucos e nada práticos. O resultado é uma variedade de barbudos largados e preguiçosos.

Tecnologias para fazer a barba

Navalha é perigoso para os que não têm tanta intimidade com seu manuseio. As barbearias estão cada vez mais escassas. Os aparelhos descartáveis amenizam esse risco, embora seja difícil sair da luta contra os pelos sem se sangrar. Nenhum homem sabe muito bem quanto dura e a hora de trocar as lâminas. Já o barbeador elétrico, mesmo em tempos modernos, é quase um OCNI – Objeto Cortador Não Identificado.

Depilação é um método especial. Tão especial que nem precisa entrar no assunto. Exceto para os metrossexuais de plantão. Existe também o laser. E só de mencionar a possibilidade de nunca mais nascer os pelos da barba cai por terra toda a tentativa de aparar a grama em nome da filosofia viking. O que resta é a velha disposição do homem em usar métodos mais convencionais.

Moustache, o bigodinho



Enquanto executivos buscam a melhor forma para fazer a barba todo santo dia, “sindicalistas” escrevem cartazes com os dizeres: “Faça amor. Não faça barba.” A moda Moustache, inspirada em um movimento contra o câncer de próstata na Austrália, teve grande apoio feminino vindo do mundo fashion. Em contrapartida seria como se os homens começassem a andar todos com a camisa da campanha do câncer de mama. A presença da barba ganha ainda mais força ao passar uma imagem de homem intelectual e culto: uma espécie de moda retrô.

Estilo sem frescura

Cara lisinha, pele de bebê não convence mais. Pergunte as mulheres o que elas preferem: cara limpa ou barba por fazer? É certo constatar que nem será necessário aprofundar mais esta pesquisa. Há algum tempo elas estão preferindo homens com aquela barbinha estilo final de férias. Malvadões, quase cafajestes. Elas já classificaram: “É um charme!” No campo das celebridades as barbas estão consolidadas. Jogadores, atores, publicitários, músicos. Até em áreas menos badaladas elas se consagraram. A moda foi responsável por renovar seu status.

Junto com as reclamações de barba mal feita vão-se giletes e navalhas. Barbeadores são desconectados das tomadas. Espumas, cremes pós-barba vencidos nas prateleiras dos supermercados. A preguiça e o desleixo do homem estão adquirindo patamar de vaidade. Tem mais pelos nas fotos 3x4. O mercado de espelhos para barbudos tem crescido. Assim como o de condicionadores e cosméticos para profetas. O preconceito diminuiu. No seu lugar uma variedade de estilos. Surge a todo momento novos pontos de referência: “ali perto daquele barbudo”. Novos galãs, novos barbudos preferidos. Entre todos os métodos, a melhor forma de fazer a barba é deixar a barba por fazer.

r.

Esse artigo escrevi para um site de freelancer. Tema muito inusitado rsrsrs. ;)
O cartaz que ilustra esse post é de um cartunista brasileiro cabuloso de talento: http://www.caixadoremedios.com




0 comentários: