Crie agora boas lembranças

quarta-feira, dezembro 25, 2013 Rica Matsu 2 Comentarios


Todo fim de ano buscamos as melhores frases de efeito para desejar as pessoas o que temos de melhor a oferecer de nós mesmos. Certa vez, comprei uma agenda que tinha uma frase motivadora em cada página do ano. Até hoje uma frase vive em minha memória: “Crie agora boas lembranças”. Nunca a esqueci. Isto foi há alguns anos. Hoje, entendo perfeitamente o poder dessa frase. É como se alguém te dissesse: Ei, vamos ser felizes!

Existe um caminho para obter felicidade real. Hoje! Agora! A resposta não está na bíblia, nem em poder de algum sábio no Tibete. Não é nem mesmo uma resposta. Esse caminho é a ação. Uma porção delas. Ações direcionadas de forma positiva para que você consiga diminuir suas lembranças negativas – as que fazem reviver determinadas situações – aumentando o espaço para suas lembranças positivas. É alterar o círculo vicioso dos pensamentos. Mudar a polaridade emocional para criar um gerador de força positiva. Não tem erro! Se a cada 24 horas você conseguir pensar, e fazer, o máximo possível de coisas que lembrem e produzam emoções positivas, pronto. Você vai aumentar o nível de felicidade na sua vida. E mais, das pessoas ao seu redor.

Quando o autor diz crie agora boas lembranças, ele sugere que a gente use nossa criatividade e capacidade de criação; no presente, ou seja, hoje; fatos e situações positivas, alegres; e que sejam memoráveis. Daqueles que você lembra e ri com sorriso no canto da boca! Que frase estupenda! Ao contrário, quando pensamos nas lembranças ruins, parece que até o tempo fecha. O pessimismo do “A vida é assim”. Você pode imaginar que este é só mais um texto otimista como outro qualquer. Não é. É bem realista. Inclusive, matemático! Tem coisa mais exata que a matemática?


É simples. Quanto maior seus momentos de lembranças positivas, menor os de emoções negativas. Isto vai gerar mais emoções positivas, mais sorrisos, mais integração e mais união. Não tem nada haver com divindades, destino, deus ou religião. É um processo de psicologia positiva. Tem haver com gratidão, tem haver com amor genuíno. Não é bom lembrar momentos que passamos junto com um amigo, por exemplo? Que seja um breve encontro. Ou mesmo uma conversa via chat. Pode ser até uma situação engraçada com seu bicho de estimação. Principalmente com quem se ama. Se você fosse uma fábrica de emoções e estas fossem produtos qual teria mais saída? As positivas ou negativas? Na mídia atual, as notícias negativas “é só sucesso”! É só ligar a tv ou acessar os portais de notícias atuais. Reclamamos muito de depressão, injustiças, tristezas, raiva etc. Uma choradeira em coro. Mas em nossa fábrica, qual é o produto em que estamos investindo? O de maior ou menor saída?

A gratidão não é nenhum mistério do universo, onde se faz uma oração pedindo algo e de repente se é agraciado. Gratidão é uma forma de colocar sua força a serviço da vida. Simplesmente uma troca baseada no reconhecimento. É só olhar em volta e ver tudo o que a existência nos fornece e como continua suprindo. A natureza, as águas, os animais. Nós humanos como pessoas e personalidades. Nossas vastas capacidades. Todo o amor que podemos multiplicar de pessoa para pessoa, sem intermediários. Quanta abundância existe na escassez de nossos pensamentos positivos. Quando vejo uma paisagem bonita ou uma pessoa que me faz um bem, eu penso: poxa, eu preciso agradecer de alguma forma, porque isso é muito bom!

Agora, já pensou o quanto de emoções positivas as pessoas podem gerar uma para outra? Não importa a raça: preto, branco, nativo. O ato de sorrir é o mesmo. O que provoca o riso são as boas lembranças. E mais uma vez falando em matemática, somar sempre é mais vantajoso, claro. Como a soma da variedade de raças no mundo, suas culturas e diversas formas de ser feliz. Quando achamos que só pode haver uma forma de ser feliz, subtraímos possibilidades de vida. E quando permitimos que cada um expresse sua maneira de ser sem julgamentos e reprovações, deixamos fluir as emoções positivas em abundância. É o trocar figurinhas da infância. O dividir o chocolate da caixa.


Este ano novo não se importe com o passado. Deixe-o ir. Faça um backup das lembranças positivas e coloque na área de trabalho. Reset o sistema! Comece a executar ações positivas, criando momentos de boas lembranças. Julgue que cada pessoa possui um imenso potencial do bem. Seja gerador de emoções positivas. Fabrique notícias do bem. Vamos ser mais felizes. Se houvesse um manual da vida ele diria: “Está tudo pronto. Agora, é só criar boas lembranças.”


Saudações gratiturnas!

2 comentários:

  1. Sábias palavras. Era o que eu estava precisando "ouvir". Obrigada! Obrigada! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembranças tão boas ficam às vezes escondidas e sobrepostas em nossa memória. E elas tem um poder incrível! A gente lembra de sorrisos, encontros etc. E muitas vezes, mesmo que efêmeros, são muito mais intensos que qualquer outra ocasião. Fico muito feliz que essas palavras tenham de dado alguma lembrança boa para guardar hehe! Gratidão total! Obrigado! Obrigado! Obrigado! Vivi! Tô sempre aqui! 2014 vai ser muito bom! ;D

      Excluir