13º dia: 10 casos onde a bike é a estrela e não você

quinta-feira, agosto 22, 2013 Rica Matsu 0 Comentarios



Existe sim a solução para o trânsito e para sua saúde ao mesmo tempo. É claro, você já sabe: a bicicleta. Para ser mais globalizado, a bike. Além de tudo, é artística, cultural e sustentável. Ao contrário de um texto eco chato que possa imaginar a seguir, esse vai falar de 10 casos onde a bike é a estrela e não você! Quer ver?

1) Bike Arte

O projeto do Instituto Aromeiazero consiste na exposição cultural do trabalho de diversos artistas reunidos com objetivo de nos fazer pensar em uma cidade melhor para se viver. O que alimenta esta reflexão é a bicicleta como principal fonte de inspiração. São várias manifestações artísticas sobre duas rodas. Pedale até o facebook do projeto: https://www.facebook.com/bikearte.


2) Universidade Popular da Bicicleta

Em Barcelona, foi recentemente inaugurada a Universidade Popular da Bicicleta - Unibici. Isso mesmo, universidade! O objetivo é explorar todo o potencial das bikes nas diversas searas do conhecimento e fomentar a criação de novas áreas de trabalho no ciclismo. Fantástico! Veja: http://www.ciudadesporlabicicleta.org/unibici.



3) Monkey Light Pro

Projeto revolucionário que exibe animações em LED quando as rodas estão em movimento. Financiado através de crowdfunding, atingiu rapidamente a meta pela proposta tão inovadora, artística e tecnológica. Sem maiores explicações, assista o vídeo na página do Kickstarter. É demais!


4) Estacionamento japonês para bike revolucionário

Elas precisam de todo cuidado possível. Nada mais justo para quem cuida do seu corpo e te livra do engarrafamento todos os dias. Pensando nisso uma empresa japonesa criou um estacionamento subterrâneo para bicicletas seguro e tecnológico. O Eco-Cycle é, inclusive à prova de terremotos. Quer mais segurança que isto? Veja aqui, como funciona.



5) Protagonistas de duas rodas

Em um bairro de Friburgo, na Alemanha, a bicicleta é o principal meio de transporte, praticamente não há carros. Baseada em uma política de mobilidade urbana e sustentabilidade, já existem cerca de 500 km de ciclovias. 40% dos habitantes não possuem carros. Bem que podia ser no Brasil! Veja a matéria completa no http://www.mobilize.org.br.


6) Para deixar a imaginação voar e pedalar

Como se não bastasse a enorme mobilidade das magrelas, cientistas de empresas tchecas estão desenvolvendo uma bicicleta que voa. O protótipo é ousado. Dá para sentir um pouco da emoção de duas rodas girando no ar, da ficção para a realidade.

  

 7) Ciclovia musical

A Ciclovia Musical é uma iniciativa que integra música e bicicleta em completo estado de movimento. Os ciclistas são os artistas e farão um concerto em cima de cada uma das 111 bicicletas! A ação acontece no bairro da Barra Funda, em São Paulo, agora dia 24 de agosto de 2013. Evento inclassificável, saudável e artístico ao mesmo tempo. Ficou curioso? Então, confira: http://www.cicloviamusical.com.br.
  

8) Lugar de destaque em sua casa

Nada de garagem ou bicicletários empoeirados de condomínio. Guardar a bicicleta em casa pode ser uma opção segura e decorativa. Veja no site TreeHugger opções criativas para a bike com a cara da sua casa, ou seria a casa com a cara da sua bike? Escolha aqui.
  

9) Leia, pedale e espalhe o amor

O livro EU AMO BIKE conta 50 histórias de brasileiros que pedalam todos os dias, seja por esporte, trabalho ou lazer. Aliás, bike é tudo isto misturado, certo? Parte da renda é revertida para ONGs pró-mobilidade. https://www.facebook.com/livroeuamobike


  
10) Será o fim das 4 rodas?

O projeto Hurbe, do jornalista Felipe Daroit e do publicitário Andrey Damo, produziu uma matéria impressionante sobre mobilidade urbana e o futuro da bike. Vale a penas assistir do início ao fim. É de pegar o telefone, AGORA, e anunciar a venda do próprio carro!




Brasil pedalando com força

O Rio de Janeiro está na 12ª posição entre as melhores cidades para se andar de bicicleta, de acordo com o The Copenhagenize Index 2013, relatório que promove um ranking mundial de infraestrutura para o ciclismo. Há ainda a previsão de chegar a 450 km de malha cicloviária na capital, até 2016.

Boas pedaladas!

rica


0 comentários: