7º dia: E com vocês, o Café!

sexta-feira, agosto 16, 2013 Rica Matsu 0 Comentarios



O maior anfitrião de todos os tempos. Ele é insubstituível. Ninguém consegue enquadrá-lo em alguma classe social. Pertence a todas. Coloca todo mundo em pé de igualdade. Já imaginou se ele contasse todos os segredos das conversas que presenciou? Combustível da criatividade das mentes mais brilhantes e também das mais rudimentares, com vocês, o Café!

Todo dia você toma um cafezinho e sente aquele sabor revigorante. Sabe como foi descoberto o que viria a ser este aromático néctar? Não foi nenhum barão do café que encontrou. Tão pouco um escravo após levar oitenta chibatadas. Muito menos um brasileiro. Menos ainda um ser humano. Foi uma cabra na Etiópia! Em mil setecentos e lá vai encarnações passadas, um pastor notou que algumas cabras de seu rebanho ficavam muito alegrinhas após comer frutinhas avermelhadas de certa árvore. Foi aí que ele resolveu experimentar e descobriu o poder estimulante e tonificante daquela cereja.

Santas cabritas! Até hoje nunca encontraram outra bebida tão rica em propriedades benéficas ao organismo quando o café. Já é comprovado que o vinho, uma vez ao dia, faz bem ao coração, é antioxidante etc. Sucos de fruta nem contam. Frutas são fundamentais, acima de tudo, in natura. O chá verde tem propriedade emagrecedora e termogênica. Agora veja alguns dos principais benefícios do café:

- prolonga seu tempo de vida;
- ajuda a regular o fígado;
- ajuda no combate a diabetes tipo 2;
- ajuda no combate ao câncer;
- pode ajudar a combater a depressão;
- combate o Alzheimer e retarda o aparecimento do mal de Parkinson;
- ajuda a neutralizar o aparecimento de AVC;
- indicado no combate a asma e dores de cabeça;
- rico em antioxidante, combate o aparecimento de rugas e manchas na pele.

Do famoso copinho descartável as mais requintadas cafeteiras expresso, os coffeeholics adoram fazer de seu hábito autênticos rituais de degustação. Prensas francesas, pós de moagens diversas, dinâmicas de filtragens e temperaturas para um sabor mais apurado, entre outras técnicas rebuscadas. Além, é claro, da paixão por canecas e copos de acordo com a personalidade cafeeira de cada um.

Com ou sem açúcar, todas as versões tem adeptos (quase usuários) no mundo inteiro. O Brasil continua sendo o maior produtor e exportador de café do planeta. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa deste ano de 2013 no Brasil é de colher 47,8 milhões de sacas de 60kg de café, mais de 2 milhões de toneladas. O consumo está cada vez mais em alta. De fato. É pra não deixar ninguém dormir.

rica

0 comentários: